Sagrada Família

Sagrada Família

quinta-feira, 8 de julho de 2010

BATISMO: 3ª Parte_Vela

A biblia nos diz que, antes da criação do mundo, tudo era uma grande confusão. Deus porém, manda que se faça a Luz.

No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo [...] Deus Disse: “Que exista a luz!” E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. (Gn 1, 1-3)

E somente após criar a luz, Deus criou todas as outras coisas. Assim, podemos afirmar que, quando nossa vida se torna uma bagunça, é SINAL de que está faltando a luz de Deus.

Quando Deus aparece à Moises pela primeira vez, ele aparece em uma chama de fogo (Ex 3, 2).

Podemos ver também que, quando Moisés desceu do monte Sinai, onde estivera junto de Deus, a fim de receber os mandamentos, seu rosto brilha.

Quando Moises desceu da montanha do Sinai, [onde ficara durante quarenta dias e quarenta noites (Ex 34, 28)] levou nas mãos as duas tabuas da aliança. Ele não sabia que o seu rosto estava resplandecente, por ter falado com Javé. Aarão e todos os filhos de Israel viram que Moisés estava com o rosto resplandecente, e ficaram com medo de se aproximar dele. Moisés, porém, os chamou. Aarão e os chefes da comunidade se aproximaram, e Moisés falou com eles. Depois, todos os filhos de Israel se aproximaram, e Moisés comunicou a eles tudo o que Javé lhe havia dito no alto da montanha do Sinai. (Ex 34, 29-32)

Na bíblia, existem várias passagens que diz: “O Senhor é minha luz”. Mas essa afirmação se torna plena com a vinda de Jesus.

João Batista pregava que “a luz verdade, aquela que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo”.

E o próprio Jesus se declara ser a luz do mundo.

Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida. (Jo 8, 12)

Por isso, na celebração do batismo, acendemos uma vela no Cirilo pascal.

O círio pascal é uma vela grande que se acende no sábado santo. Esta vela representa Jesus ressuscitado, que vence a morte, a escuridão do sepulcro e as trevas do pecado.

O gesto de acender a vela no círio pascal simboliza a união do batizado com Cristo, aceitando assim, Cristo como a única luz para sua vida.

Assim como a vela recebe vida ao ser acessa em outra, nós também recebemos uma nova vida no momento de nosso batismo, e com essa nova vida, todo cristão deve viver segundo os preceitos de Deus, pois do “pó viemos e para o pó voltaremos (Gn 3, 19)”.

Portanto, a vela do batismo quer ser aquela luz especial, a luz que ilumina quando tudo parece escuro em nossa vida; quando não sabemos que rumo tomar.

Se somos através do batismo uma única luz com Cristo, devemos então ser igualmente luz para o mundo.

Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: Que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem [em nome de Deus], e louvem o Pai de vocês que está no céu. (Mt 5, 14-16)

BORTOLINI, José. Os Sacramentos em Sua Vida. 15. Ed. São Paulo: Paulus, 1981. p.24-28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário