Sagrada Família

Sagrada Família

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CONFIRMAÇÃO: 2ª Parte


A confirmação é o sacramento do Espírito Santo como DOM. A imposição das mãos não é um gesto mágico. A imposição das mãos é um gesto simbólico que quer comunicar o Espírito Santo ao confirmado.

A igreja usa esse gesto porque ele tem um significado muito bonito ao longo da história do povo de Israel, nas ações de Jesus e na vida da própria Igreja. Não é um gesto que obriga o Espírito a descer, pois ele sopra onde quer.

O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito. (Jo 3, 8)

Como vimos acima, impor as mãos é um gesto simbólico. Com isso se quer transmitir alguma coisa que se possui. Jacó impõe as mãos sobre seus netos para abençoá-los (Gn 48,14-15). Deus pede que Moisés imponha as mãos sobre Josué, e com esse gesto, Moisés transferiu a Josué o que era (líder do povo) e o que possuía (sabedoria e capacidade de liderar). (Nm 27,18-23)

Josué, filho de Num, estava repleto do espírito de sabedoria, pois Moisés havia imposto as mãos sobre ele. E os israelitas obedeceram a Josué, agindo conforme Javé tinha ordenado a Moisés. (Dt 34, 9)

No antigo testamento, a imposição das mãos além de ser uma benção, poderia também ser sinal de maldição.

Javé disse a Moisés: “tire fora do acampamento o homem que blasfemou. Todos que o ouviram coloquem as mãos sobre a cabeça dele. Depois toda a comunidade o apedrejará. Em seguida, fale aos filhos de Israel: ‘Todo aquele que amaldiçoar o seu Deus carregará o peso do próprio pecado’ [...]”. (Lv 24, 14)

No novo testamento, podemos ver Jesus impondo as mãos para curar e abençoar:

[...] Um chefe se aproximou, ajoelhou-se diante de Jesus, e disse: “Minha filha acaba de morrer; mas vem, põe tua mão sobre ela, e ela viverá”. Jesus levantou-se e o seguiu, junto com seus discípulos. [...] Jesus entrou, e tomou a menina pela mão. Então a menina se levantou. [...] (Mt 9, 18-26)

Marcos, Mateus e Lucas, também relatam que eram levadas crianças a Jesus, para que ele fizesse uma oração e lhes impusesse as mãos ( Mt 19,13 ; Mc 6, 5; 8, 23; 10, 16 ; Lc 4, 40; 13, 13).

Em Atos do Apóstolos, Lucas nos relata que após a morte de Estevão, Pedro e João desceram a Samaria, pois esses haviam acolhido a palavra do Deus. Pedro e João impunham as mãos sobre os samaritanos, e eles recebiam o Espírito Santo.

Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá, porque esse homem é um instrumento que eu escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu nome”. Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que lhe apareceu quando vinha pelo caminho, me mandou aqui para que você recupere a vista e fique cheio do Espírito Santo.” Imediatamente caiu dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a vista [...] (At 9, 15-18)


BORTOLINI, José. Os Sacramentos em Sua Vida. 15. Ed. São Paulo: Paulus, 1981. p.50-.52

Nenhum comentário:

Postar um comentário