Sagrada Família

Sagrada Família

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CONFIRMAÇÃO: 3ª Parte


O crisma é o óleo que o bispo, sucessor dos apóstolos, consagra na manhã da quinta-feira santa.

A unção com o óleo é o gesto pelo qual Deus comunica seu Espírito e seu poder. É por meio do Espírito que podemos chamar carinhosamente Deus de Pai.

Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à lei para resgatar aqueles que estavam submetidos à lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos. A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai! Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus. (Gl 4, 4-7)

A palavra Cristo tradução de Messias significa “O UNGIDO”. E o próprio Jesus se proclama o Ungido do Pai, através do Espírito Santo. “O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu” (Lc 4, 18).

O confirmado ao ser ungido deve assumir o compromisso em promover a justiça e bem comum à todos. Não basta apenas apontar as injustiças, é preciso mostrar a justiça através de sua vida e suas atitudes.

Portanto, a missão do confirmado deve começar na família, para então se estender a toda sociedade.

O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, perdão paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não a lei. (Gl 5, 22-23)

Vimos que na confirmação recebemos o Espírito Santo como Dom de Deus. Damos o nome de DONS DO ESPÍRITO SANTO, as boas ações que fazemos sob a inspiração dele.

São sete os dons do Espírito, que pretendem resumir toda a ação do espírito: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus.

Sabedoria - É o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Por este dom buscamos não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria... Ela é mais valiosa do que as pérolas" (Cf. Pr 3,13-15).

Entendimento - É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecer e de entender que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).

Ciência - É o dom de saber interpretar e explicar a Palavra de Deus. Por este dom, o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (1 Cor 2,10-15).

Conselho - É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Mas o Senhor disse-lhe: "Não te deixes impressionar pelo seu belo aspecto, porque eu o rejeitei. O que o homem vê não é o que importa: o homem vê a face, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm 16,7).

Fortaleza - É o dom de resistir às seduções, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. São Paulo confiava no dom da fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31).

Piedade - É o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto de Cristo. É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).

Temor De Deus - Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus. "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,4-5).

BORTOLINI, José. Os Sacramentos em Sua Vida. 15. Ed. São Paulo: Paulus, 1981. p.53-.57

Nenhum comentário:

Postar um comentário