Sagrada Família

Sagrada Família

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EM NOSSA CARIDADE A GRAÇA DE DEUS SE MULTIPLICA



2Rs 4,42-44 ; Sl 144 ; Ef 4, 1-6 ; Jo 6,1-15 (17º Domingo do Tempo Comum – 29/07/2012 – Ano B)


... bem-aventurados os misericordiosos, porque obterão misericórdia. Bem-aventurados os corações puros, porque verão a Deus (Mt 5,7-8)!


Caríssimos amigos,

O maior privilégio, a maior alegria de quem ama é poder ajudar a pessoa amada. Jesus não quer fama, nem dinheiro, muito menos status; o que Ele realmente quer, é apenas aliviar a dor e o sofrimento do próximo.
Podemos ver neste evangelho o Jesus que ama, o Jesus que se interessa e se entrega aos sofrimentos do outro; Ele é o Senhor que não fica na retaguarda, mas, sim, é aquele que toma a iniciativa e vai ao encontro do outro para ajudar os mais necessitados e distribuir conforme as necessidades de cada um.
O salmista nos dirá que o Senhor nos sacia porque prometeu estar perto de todo aquele que o invoca.
O que mais me chama a atenção neste relato é que Jesus atende e distribui sua graça àqueles que escutam sua voz e lhe são obedientes. Os versículos dez e onze do evangelho vão nos dizer que Jesus pede aos Apóstolos que façam com que todos se sentassem e aqueles que lhes foram obedientes comeram o tanto que queriam.
A primeira leitura de hoje nos afirmará que todos são saciados porque este alimento, fruto da terra e do trabalho do homem é abençoado por Deus, e não esqueçamos que na Antiga Aliança a primeira colheita era destinada a Deus, como forma de agradecer a todos os favores recebidos do céu, e não consigo imaginar esses alimentos sendo abençoados e multiplicados por Deus diante do egoísmo, da falta de amor e de fraternidade.
O amor é primordial para que a graça de Deus infunda-se em nossa vida.
Qual é a grande graça que podemos ver na primeira leitura?
Eu diria que a multiplicação dos pães se dá graças à atitude de amor, para com o próximo, do profeta Eliseu, os pães foram destinados a ele e de imediato ele ordena que distribua-o entre o povo, assim, também, podemos ver no evangelho de hoje que Jesus utiliza do amor do homem para realizar sua misericórdia. André disse: aqui está um menino com cinco pães e dois peixes; gostaria de chamar a atenção para a liberdade que Deus nos dá, pois este garoto poderia recusar a entregar os alimentos a Jesus, mas ele confiou na ação de Deus e podemos dizer que naquele momento ele já experimentava a experiência do encontro o Senhor.
Creio que com estas atitudes, de Eliseu e deste menino, podemos compreender o porque o salmista dirá que todas as nossas obras são para glorificar o nome do Senhor.

Queridos irmãos, mesmo diante das incertezas da vida, devemos confiar na providência divina e na misericórdia de Deus, pois não há cruz, nem desgraça maior do que estar longe do Pai.

Para que creiamos em seu nome, e, assim, possa realizar seus sinais em nossa vida, muitas vezes Jesus nos coloca a prova para que nossa fé seja fortificada em seu nome, por isso, devemos aceitar com amor a vocação, a missão que o Senhor nos confiou; pois como nos recordou São Paulo na carta aos Efésios, há um só corpo e vários membros com suas funções específicas, e se um membro perde a essência para a qual foi criado, todo o corpo sente os efeitos causados por esta desordem: o pé não pode exercer a função da mão, nem a mão exercer a função do pé.
No corpo, sobretudo no corpo místico de Cristo, tudo deve estar em profunda harmonia, pois não há unidade quando não procuramos viver aquela vocação que cada um recebeu de Deus.

Que a santa Eucaristia que iremos receber daqui a pouco, nos leve a amar ainda mais o nosso Pai que está no céu e nossos irmãos que peregrinam conosco rumo a Jerusalém celeste.

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!

Por: Hilton José Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário