Sagrada Família

Sagrada Família

segunda-feira, 28 de junho de 2010

BATISMO: 2ª Parte_Água

Para os antigos, a água era o princípio de todas as coisas.

Desde o princípio da criação do mundo, a bíblia nos fala da água. Nos diz que o Espírito de Deus pairava sobre as águas.

Por isso, dizemos que a água e a chuva são sinais de que Deus abençoa seu povo. Pois o Espírito do senhor pairava sobre as águas para que elas fossem capazes de gerar a vida.

Ela também é sinal de purificação, como podemos ver na narrativa do dilúvio (Gn 6, 9-22; 7, 1-24). Com as águas do dilúvio, Deus acabou com os vícios da humanidade pecadora, fazendo-as renascer para uma nova vida.

Também podemos ver a forte presença da água, quando Moisés é salvo nas águas do rio Nilo (Ex 2, 10); Quando Moisés transforma a água em sangue (Ex 7, 20); Quando o povo hebreu é libertado da escravidão do Egito, e atravessam o mar vermelho a pé enxuto (Ex 14, 21-22); Podemos também lembrar a provação no deserto, quando o povo de Israel começa a reclamar contra Moisés, pela falta de água.

[...] “Você baterá na rocha, e dela sairá água para o povo beber”. Moisés assim fez na presença dos anciões de Israel. (Ex 17, 6)

No novo testamento, a água continua com um grande valor. Na conversa com Nicodemos, Jesus diz:

Em verdade, em verdade te digo: quem não nasce da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é Espírito. (Jo 3, 5-6)

Jesus ainda afirma: se alguém tem sede, venha a mim, e aquele que acredita em mim, beba. É como diz a escritura: “Do seu seio jorrarão rios de água viva” (Jo 7, 37-38).

Jesus diz ainda que dar um copo de água a quem tem sede é um ato de caridade (Mc 9, 40). Na conversa que Jesus tem com a Samaritana, ele diz: “Aquele que beber da água que eu lhe darei nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”. (Jo 4, 14)

Quem não se lembra que quando Jesus morreu, um soldado abriu-lhe o lado com uma lança. E imediatamente saíram sangue e água (Jo 19, 31-34).

Podemos então perceber o valor e o significado da água na Bíblia Sagrada. A igreja desde os primeiros cristão purificavam as pessoas de seus pecados, derramando água sobre elas, assim como fizera João Batista em Jesus.

Vimos então que não é por acaso que se batiza com a água. Podemos ver que a água simboliza vida, purificação. Portanto através do batismo renascemos para uma nova vida em Cristo.

BORTOLINI, José. Os Sacramentos em Sua Vida. 15. Ed. São Paulo: Paulus, 1981. p.21-24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário