Sagrada Família

Sagrada Família

quarta-feira, 2 de junho de 2010

PODER DA INTERCESSÃO

Números 21, 4-9 (MOISÉS FAZ UMA SERPENTE DE BRONZE PARA CURAR O POVO)


PASCOA DE CRISTO NA PASCOA DA GENTE, PASCOA DA GENTE NA PASCOA DE CRISTO!

Naquele tempo, mesmo quando Deus já havia provado tantas coisas ao seu povo, mesmo libertando-os da escravidão do Egito, eles caem nas armadilhas do inimigo.

O povo que outrora havia sido liberto da escravidão, agora dúvida da presença de Deus no meio deles. Mas, Deus em seu infinito amor, novamente mostra a sua presença amorosa no meio da humanidade.

Quantas e quantas vezes nós fazemos parte desse povo que caminha no deserto do Egito, querendo a toda hora que Deus nos mostre sua presença em nosso meio através de sinais. Quantas e quantas vezes nós caímos em tentação e queremos que Deus resolva nosso problema ali, na hora? Quantos não chantageiam Deus dizendo “faça isso que faço aquilo”, será que isso não nos faz semelhantes aquele povo?

Os Hebreus começam a desacreditar e a reclamar de Deus e de Moisés, pois o caminho no deserto estava pesado, espinhoso e montanhoso, e eles começam a sofrer as tentações que tanto sofremos hoje em nossa vida. Nós não somos diferentes daquele povo, quantas vezes nos deixamos ser levados pela ganância (posse), pelo poder, pelo prazer (as três tentações que Jesus sofreu no deserto).

Estamos a todo momento sofrendo essas tentações em nossa vida. Basta lembrarmos o PODER que exercemos diante dos mais fracos em nosso serviço, em nossa casa, em nossa comunidade; basta lembrarmos da GANÂNCIA que temos em ter um ótimo carro, uma ótima casa, um ótimo salário, uma ótima posição na igreja em que participo; ou até mesmo a ganância em satisfazer os PRAZERES do meu corpo e da minha mente.

Então, Deus envia contra aquele povo serpentes. Ao se lembrarem de todas as maravilhas que outrora Deus realizara, vão até Moisés e admitem seus pecados, suas fraquezas, e então suplicam a Moisés que intercedam por eles junto ao Pai.

E Moisés, atendendo as súplicas de seu povo, é a pessoa que mais se aproxima de como é o amor de Deus por nós e suplica a Deus Javé por aqueles que tanto ama.

Deus em seu infinito amor e sabendo das fraquezas do homem, manda que Moisés faça uma Serpente de bronze e a coloque em um lugar de destaque (lugar alto), e novamente faz uma aliança com seu povo. “Todo aquele que for mordido, olhando para ela, será salvo”.

Ora, a serpente de bronze não foi feita para ser adorada, mas sim para que todos se lembrassem das maravilhas que Deus fizera a eles. Não era a imagem que os curavam, mas sim, a fé que as fortificavam ao olharem e lembrarem que a UM só Deus, que por sinal nos ama mais que tudo.

Portanto, todas as nossas imagens (de Santas e Santos de Deus) tem essa mesma finalidade, de lembrarmos que existe um Deus que nos AMA mais que tudo nessa vida. E ao olharmos aquela imagem, devemos sempre nos lembrar que aquele santo ou santa foi fiel e acreditou nesse AMOR DE DEUS, com isso, essas lembranças devem nos servir como exemplo de vida.

Diante de tudo isso, devemos sempre suplicar a misericórdia de Nosso Senhor. E percebermos como somos fracos, covardes diante das dificuldades, diante das “tentações do deserto”.

Desde Adão até os dias de hoje, continuamos caindo nas mesmas tentações (posse, poder e prazer) e mesmo após tantos séculos, Deus continua nos amando e nos dando tantos sinais, a fim de que todos sejam salvos.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário